Abertura da Temporada 2018

Capa A trupe barroca (3).png

18 de maio, 20 horas
Igreja Nossa Senhora do Carmo, Vitória – Centro

A Trupe Barroca abre a sua Temporada 2018 trazendo para o público capixaba um concerto especial que contará com obras importantes do barroco italiano e alemão.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

O concerto de abertura da temporada 2018 aconteceu no dia 18 de maio, às 20 horas, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, no centro de Vitória.

Sob a regência do maestro Sérgio Dias, A Trupe Barroca propus um programa inédito começando pela Sinfonia em La Maior, sem indicação de opus, de Nicola Porpora (1687 – 1768), uma obra resgatada na biblioteca de Nápolis, executada em

primeira audição moderna!


 

A apresentação continuou com obras do barroco italiano de Vivaldi e Corelli, para fechar com a estrela da noite: o Concerto de Brandenburgo No. 5, em Ré Maior, para violino, flauto traverso e cravo, de Bach, que recebeu a bravura de três solistas excepcionais: Márcio Cecconello – Violino; Lúcia Melo – Flauto Traverso; Edmundo Hora – Cravo.
A orquestra inaugurou um novo marco na interpretação moderna da “música antiga” para a cidade de Vitória e nosso estado. Mas além de uma luxuosa viagem nas notas da música barroca,

o público se deparou com uma grande surpresa!


 

A Trupe Barroca inaugurou neste concerto seu cravo, construído por Abel Vargas, em 2016, inspirado num instrumento alemão de C. Zell, de 1737. A grande novidade é que o instrumento foi totalmente decorado, como era comum na época barroca, e a inspiração foram as belezas de nosso estado. A tampa, por exemplo, traz uma pintura da baía de Vitória com o Convento da Penha e sobre o tampo harmônico foram pintados vários pássaros e flores do Espírito Santo, como colibris e orquídeas. O trabalho belíssimo foi feito pelo talentoso artista Leonardo Cerante, que também esteve presente na inauguração. Foi sem dúvida um espetáculo à parte para o público caloroso que retribuiu com generosos apláusos.

Veja a os vídeos do concerto acessando o seguinte link:
Canal oficial de Youtube de A Trupe Barroca

Clicque aqui para baixar o programa oficial do concerto em verção pdf:
Programa 18 maio 6 pag_A5