O oboé barroco

O oboé barroco, instrumento predileto do grande compositor Georg Friedrich Handel, que falando sobre sua juventude disse:

6O oboé é um instrumento musical de sopro, da família das madeiras e da palheta dupla que foi incorporado à orquestra em meados do século XVII, quando desfrutou de grande popularidade; alguns compositores se dedicaram à composição de concertos para oboé e orquestra e para oboé e cordas, como Vivaldi, Handel e Mozart.

12

O oboé é composto por um corpo em madeira, um pequeno tubo de metal chamado de tudel firmemente fixado na extremidade superior do oboé e uma palheta dupla constituída por uma tira de cana dobrada em dois, passada em volta do tubo e firmemente amarrada a ele. A parte dobrada da tira de cana é cortada e criteriosamente desbastada e raspada. Dizem que os melhores oboístas passam mais tempo construindo as palhetas do que tocando.

O oboé é o instrumento usado para iniciar o tom de afinação de uma orquestra, a pedido do spalla, em italiano chamado “violino da spalla”, o primeiro violino de uma orquestra.
A semelhança harmônica entre o som do oboé com o violino é tal que Vivaldi(1678-1741) dava ao oboé um tratamento “violinístico”. No autógrafo de “As Quatro Estações”, Vivaldi escreveu:

13

Entre as diferenças do oboé barroco com relação ao oboé moderno, talvez a mais evidente seja sua cor, devido à sua construção em madeira macia de cor clara, a diferença do oboé moderno que usa de essências escuras como o ébano, resina, compósitos ou até plástico.

14
Uma diferença fundamental é que o oboé barroco tem apenas duas chaves, o oboísta usando seus dedos para a emissão das notas que acabam tendo uma plasticidade maior.

Essas características fazem com que o oboé barroco emita um som muito mais suave e maleável, específico de composições dos séculos XVII e XVIII. Objetivo da nossa orquestra A Trupe Barroca é o de trazer para nosso público, hoje, essas peculiaridades do som em nosso concertos de música antiga, através do uso de instrumentos históricos e réplicas perfeitas.

Este artigo é disponível em vídeo no nosso canal de YouTube, ao link abaixo.
Clique e aproveite para ouvir as notas deste lindo instrumento: um oboé barroco construido por Pau Orriols na Espanha em 2012, uma cópia fiel de Thomas Stanesby, do século XVIII. Toca Alberto Domínguez Gálvez!

3 comentários em “O oboé barroco”

Deixe um comentário