O nascimento de Johann Sebastian Bach – velho e novo testamento barroco

A atestação do nascimento de Johann Sebastian Bach aparece hoje, em várias fontes, com duas datas diferentes: 21 e 31 de março de 1685. Vamos desembaraçar este dilema!

A diferença é devida à passagem do calendário juliano ao calendário gregoriano.
O calendário juliano, em vigor desde o ano 45 AC, deixava se perder nos abismos da história 11 minutos a cada ano, que ao longo do tempo viraram horas, dias.

Para acertar esta perca, a causa da data do equinócio de primavera, que influencia o dia da celebração da Páscoa, em 1582, Papa Gregorio XIII instaurou o novo calendário chamado “calendário gregoriano”, adicionando 10 dias para que a Terra continuasse a seguir o Sol sem ficar para traz e as festividades de Páscoa ficassem na data certa. Desta forma o calendário gregoriano continua calculando essa diferença em base ao equinócio de primavera que foi de 10 dias em 1582, tornou-se 11 dias em 1700, 12 em 1800, 13 em 1900, vai ser de 14 dias em 2100.

Em 1582, então, os países romano-católicos passaram usar o novo calendário, de forma que o dia 5 de outubro virou 15 de outubro.
Mas nem todos os países adotaram este novo modelo no mesmo tempo, os EUA passaram ao calendário gregoriano apenas em 1752.


Curiosidade: Hoje a data de nascimento de George Washington é dia 22 de Fevereiro de 1732, mas pelos primeiros 20 anos da sua vida, ele celebrou no dia 11 de Fevereiro.


Em 1700 a Alemanha adotou também o calendário gregoriano.
Seguindo esta lógica, então, o aniversário de Bach de 1685, deveria ser registrado em vez de 21 de março, no dia 31 de março.

Para complicar ainda mais as coisas, alguns países que adotaram o calendário gregoriano, como, no caso, a Alemanha, decretaram que a mudança seria vigente somente a partir da data de adoção do novo modelo e não a partir da data de criação do mesmo.

Então sendo o nascimento de Bach anterior à mudança do calendário, na Alemanha, podemos afirmar que Johann Sebastian Bach nasceu no dia 21 de março de 1685!

Feliz aniversário barroco, Johann Sebastian Bach!
Feliz aniversário barroco, Johann Sebastian Bach!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s